Otoplastia

A protrusão excessiva do pavilhão auricular, popularmente conhecida como “orelha em abano”, é uma característica que se manifesta em vários membros de uma mesma família.

Trata-se de uma anomalia da posição do pavilhão auricular em relação ao crânio. Seus portadores apresentam as orelhas visivelmente mais abertas e protuberantes que o normal.

Esta condição torna-se um estigma, especialmente na infância e adolescência, quando geram comentários pejorativos causadores de reflexos psicológicos negativos que repercutem no comportamento e sociabilidade dos jovens.

A cirurgia para correção das Orelhas em Abano, denominada Otoplastia, produz excelentes resultados para a grande maioria dos pacientes. Nesta cirurgia, as orelhas são posicionadas em uma angulação normal, sem deixar cicatrizes perceptíveis.

Em geral, a conseqüência pós-operatória imediata é a plena satisfação dos pacientes e uma sensação de alívio por terem se tornados livres desta anomalia, que para eles era tão estigmatizante.

Os reflexos são observados na postura, vestuário, corte dos cabelos, penteados e no comportamento social e familiar que exala um sentimento de maior liberdade e, òbviamente, maior alegria de viver.