Cirurgia do nariz

A história da rinoplastia caminha paralela à história da cirurgia plástica. É a mais antiga das cirurgias da nossa especialidade. É uma das mais fascinantes cirurgias pelos resultados obtidos e também uma das mais satisfatórias aos pacientes.

As técnicas de rinoplastia evoluíram muito nas últimas décadas, acrescentando valiosos recursos, possibilitando a obtenção de resultados cada vez mais sutis e refinados, com importante melhora funcional.

 

Umas das mais frequentes perguntas feitas pelos pacientes que desejam se submeter à rinoplastia, estão aqui relacionadas:

Rinoplastia BH – Perguntas Frequentes

PERGUNTA 1: RINOPLASTIA – DEIXA CICATRIZES?

Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia estética do nariz (rinoplastia). Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos; conseqüentemente deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face. Com o passar das semanas, essas cicatrizes tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos, uma cicatriz imperceptível é colocada na “columela” (parte inferior do nariz).

PERGUNTA 2: PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

Sim. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio observado pelo cirurgião, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, para dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Caso contrário, dispomos de recursos técnicos para ajudá-lo a visualizar o melhor tipo de nariz, que pode ser obtido, em harmonia com a configuração geral de sua face (imagens de computador, fotografias, montagens, estudo gráfico do perfil).

PERGUNTA 3: O RESULTADO DEFINITIVO DA “NOVA FORMA” É IMEDIATO?

Várias fases são características do pós-operatório da rinoplastia. Numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo com o passar dos dias, mas tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês. Alguns pacientes atingem o resultado definitivo um pouco antes, enquanto outros raramente ultrapassam este período. A persistência do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

PERGUNTA 4 : COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA DE RINOPLASTIA?

A rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório em algumas semanas, isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são relacionados ao septo, cornetos e válvulas nasais e deverão ser corrigidos no mesmo tempo da plástica do nariz.

PERGUNTA 5: SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A RINOPLASTIA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?

Na prática, em alguns casos, depois de realizada a rinoplastia, desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, é impossível ser assegurado para todos os casos. Raramente as funções respiratórias ficam prejudicadas após a rinoplastia, desde que esta seja conduzida dentro dos cuidados que a delicada intervenção demanda.

PERGUNTA 6 : POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO DE UMA RINOPLASTIA?

O resultado de uma cirurgia do nariz é praticamente definitivo. Após a 5ª década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas, devido à transformação da qualidade de sua pele.

PERGUNTA 7 : A CIRURGIA ESTÉTICA DO NARIZ (RINOPLASTIA) É CONSIDERADA COMO “PEQUENA” OU “MÉDIA” CIRURGIA? E AS COMPLICAÇÕES?

A rinoplastia é considerada uma cirurgia de médio porte. É uma cirurgia de detalhes. Quando bem planejada e executada, geralmente oferece excelentes resultados de acordo com os objetivos estéticos almejados. Complicações, embora raras, são inerentes a qualquer ato cirúrgico e a rinoplastia não foge à esta regra; diante de uma complicação, o cirurgião deve atuar estabelecendo o diagnóstico e o tratamento. As complicações de ordem estética ou funcionais devem ser consideradas para revisão cirúrgicas, mas de uma maneira geral, são episódios infreqüentes.

PERGUNTA 8: QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA PARA A OPERAÇÃO?

Na grande maioria dos casos realizamos a rinoplastia sob anestesia local e sedação feita pelo anestesista.Em raros casos, por opção do paciente, e a critério do anetesiologista, realizamos também sob anestesia geral. Em ambas as situações, o paciente permanece adormecido. Não assiste ou percebe o procedimento. Acorda, suavemente e confortavelmente após o ato cirúrgico. Tudo isto monitorizado com aparelhos de última geração, que demonstram o funcionamento cardíaco, oxigenação, dados vitais, para absoluta segurança do paciente, em um bloco cirúrgico adequadamente equipado.

PERGUNTA 9: QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

O tempo cirúrgico é diretamente relacionado ao planejamento e à complexidade de cada cirurgia e oscila entre 2 e 4 horas.

PERGUNTA 10: QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Rotineiramente, a rinoplastia é realizada em regime de Hospital-Dia ou Clínica-Dia. O paciente interna-se pela manhã, em jejum, e permanece internado até á noite quando recebe alta e é liberado para pernoitar em sua residência. Ocasionalmente, em alguns raros casos, pode permanecer internado até a manhã seguinte ao procedimento.

PERGUNTA 11: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? QUANTOS?

Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso, recobrindo-o totalmente. Esse gesso permanece por cerca de sete dias, É realizado também o tamponamento nasal (com gases vaselinadas), deixado por 24 a 48 horas. O gesso é importante para a 1ª fase da modelagem do nariz.

PERGUNTA 12: O NARIZ “SANGRA” NOS PRIMEIROS DIAS?

Existe um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze, normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de absorver esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

PERGUNTA 13: HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Geralmente a cirurgia estética do nariz (rinoplastia) apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, receitados como preventivos.

PERGUNTA 14: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Raramente uma rinoplastia determina sérias complicações, desde que o paciente esteja adequadamente preparado para o ato operatório.

PERGUNTA 15: EM QUAL POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?

Sempre com a cabeça levemente elevada do leito, utilizando um travesseiro. Manter-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente).

PERGUNTA 16: QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Para exposições prolongadas, (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 02 meses.

PERGUNTA 17: QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

Após 8 dias retiramos o gesso e você poderá olhar pela primeira vez para o seu “novo” nariz. Apesar de ainda estar inchado, você poderá perceber as alterações realizadas e começar a gostar de seu novo perfil.

Do 8º ao 15º dia, o nariz permanecerá recoberto por uma fina camada de bandagens microporadas, que serão retiradas após este período. A partir daí, você poderá retornar às suas atividades normais sem nenhum sinal evidente de que “por ali passou” por um cirurgião. Geralmente as pessoas perguntam: você está diferente, cortou o cabelo? Está mais bonita(o)! Conte-me o seu segredo.

Com o passar dos meses e do 1º ano, o nariz sofrerá ainda pequenas modificações, quase imperceptíveis, mas de uma forma geral, mantendo aquele belo resultado inicial.

PERGUNTA 18: PARA FINALIZAR: O RESULTADO DA CIRURGIA DO NARIZ COMPENSA?

Evidentemente, a rinoplastia é uma cirurgia altamente gratificante. Dentre as cirurgias estéticas, é uma das que geralmente proporcionam as maiores satisfações.

Habitualmente, após a rinoplastia, o nariz deixa de ser o foco negativo da atenção quando se observa o contorno facial. O novo perfil deixará transparecer detalhes dos olhos, lábios, queixo, pescoço, enquanto o nariz passará a compor o contorno da face de uma forma graciosa e harmoniosa.

A atenção do observador estará voltada ao conjunto facial e não mais especìficamente a um nariz destoante e comprometedor da beleza ali existente. Nós recomendamos sistematicamente e enfàticamente a cirurgia plástica do nariz para os distúrbios inestéticos da forma, dimensões e desvios da pirâmide nasal.

 

RECOMENDAÇÕES SOBRE RINOPLASTIA

ESTÉTICAS

A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1) Comunicar, até dois dias antes da cirurgia, casos de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.
2) Internar-se no Hospital indicado, obedecendo ao horário estabelecido.
3) Em caso de internar-se no mesmo dia da operação, comparecer ao hospital totalmente em jejum (anestesia geral). Se for operado sob anestesia local, poderá tomar uma pequena xícara de café com leite e uma bolacha, pela manhã.
4) Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.

B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
1) Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
2) Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
3) Cuidados especiais para com o gesso: evitar traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”.
4) Obedecer à prescrição médica (receita).
5) Voltar ao consultório para novos curativos, nos dias e hora indicados.
6) Evite se preocupar com as narinas obstruídas. Aguarde retirada dos tampões (caso você esteja usando).
7) Evitar sol de praia no período de 90 dias.
8) Somente usar óculos quando autorizado.
9) Tire conosco quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial. Rinoplastia BH